Dicas infalíveis para manter a concentração em espaços de cowork – e não é complicado

Existem vários motivos para trabalhar num espaço de cowork. Independentemente de ser porque há uma necessidade de socializar, ver outras pessoas, ou até mesmo não quebrar o ritmo de produtividade com vários tipos de distrações.

Se, por um lado, cafés oferecem internet grátis, por outro lado, falta a restante tecnologia e infra-estrutura que complementam um dia de trabalho. Trabalhar em casa é mais confortável e diminui o tempo passado no trânsito ou nos transportes públicos, mas as distrações com tarefas domésticas, familiares, vizinhos e animais de estimação são uma desvantagem. É por isto que os espaços de cowork são uma alternativa sólida para quem trabalha a partir de casa, seja ocasionalmente, ou sempre. Contudo, para algumas pessoas, trabalhar a partir de um open space partilhado pode trazer alguns desafios. Trazemos algumas sugestões de como te manteres focado.

Eliminar/reduzir distrações 

Afastar o telemóvel ou desativar as notificações é uma boa ajuda para não perderes o foco. Também pode ser positivo “mudar de cenário” e ires trabalhar um pouco numa sala de reunião ou optares por ter uma call numa phone booth. Se as distrações são mais frequentes no período da manhã, com todo o reboliço de preparar as

Se as distrações são frequentes, pode ajudar subscrever um plano fix, já que pode ajudar a diminuir o reboliço de te instalares a cada manhã. Podes saber mais aqui sobre os nossos planos.

Concentra-te (mesmo quando parece impossível)

Mesmo a trabalhar num escritório privado, é difícil (se não mesmo impossível) controlar o ambiente. Os colegas podem estar a conversar ou a preparar uma reunião. Nestas alturas, o melhor é ouvir música ou podcasts. Vale a pena investir num par de headphones que sejam bons e que isolem o ruído. 

Ouvir música enquanto se trabalha também traz várias vantagens, ajuda a reduzir o stress, aumenta a produtividade e altera o mood. Afinal de contas, ouvir a nossa música ou artista preferido ajuda logo a ficar mais bem disposto. Para quem se pode distrair com as letras das músicas, pode sempre ouvir música instrumental, como clássica ou jazz.

Estabelecer limites 

É importante que os outros saibam que em determinado momento é preciso alguma privacidade e silêncio. Para além disso, é aprender a dizer “não”, seja a família, amigos ou colegas que convidam para uma pausa ou café. É mais fácil do que falar, mas a partir do momento em que se decide como passar o tempo, é mais fácil ver resultados ao final do dia / vêm-se mais resultados ao final do dia. 

Ser um bom vizinho 

Em todos as esferas, existe uma regra de ouro, trata os outros como queres ser tratado. Se alguém quer ser respeitado enquanto trabalha, então é importante também respeitar quando os outros coworkers estão a tentar concentrar-se. Se vemos que alguém está a ter alguma conversa importante, devemos tentar falar mais baixo. Na altura de fazer chamadas, convém sempre recorrer a phone booths ou salas de reunião. Caso não seja possível, tem atenção ao tom de voz para que não seja incomodativo para quem está por perto. Muito importante, não esquecer regras básicas de higiene. Espaços de cowork são partilhados por dezenas de pessoas, e é importante não comer na secretária, bem como deixá-la limpa e arrumada depois de saíres. 

Num espaço de cowork, tens à tua disposição todas as ferramentas para teres um dia de trabalho produtivo. Basta ter o mindset certo, respeitar as regras do espaço e os “vizinhos” e vais ver que, de forma gradual, o teu desempenho vai melhorar e os resultados vão aparecer.