Trabalho híbrido

O trabalho híbrido é uma abordagem que projeta a experiência de trabalho em torno e para o trabalhador, onde quer que ele esteja. Este tipo de trabalho permite que as pessoas trabalhem no local, fora do local e se movimentem entre locais.

Este modelo fornece uma combinação de funcionários tanto em escritório como remotos a todos os níveis de uma organização, alternando o modelo consoante as suas necessidades.

Permitiu o aparecimentos de novos modelos de negócio, processos de trabalho , aumento do bem-estar dos colaboradores assim como também um investimento em tecnologia que torna o regresso ao modelo 100% presencial mais difícil.

O trabalho híbrido apresenta algumas características-chave:

  • Flexível – podem estar espalhados por fusos horários e países diferentes, com necessidades diferentes e ferramentas que se podem adaptar aos mais diversos estilos de trabalho, funções e dispositivos;
  • Inclusivo – é importante as empresas manterem um ambiente onde as pessoas possam participar plenamente, serem vistas e ouvidas;
  • Suporte – promover uma mentalidade de apoio em todos os níveis da organização assim como o investimento em redes e locais de trabalho inteligentes;
  • Seguro – todos os colaboradores devem experiências conectividades e aplicativos seguros que permitam segurança e confiança em qualquer lugar do mundo.

E claro que tem diversos benefícios para colaboradores e empregadores:

  • Atrai os melhores talentos – abertura ao trabalho híbrido permite reter os melhores e mais diversificados talentos;
  • Aumenta a imagem da marca – demonstra uma cultura flexível e com visão de futuro e que têm confiança nos colaboradores;
  • Aumento da felicidade – os colaboradores têm mais controlo das suas vida, do seu bem-estar físico e mental;
  • Redução de custos – menos gastos para empresas assim como para os colaboradores em deslocações e refeições.

Uma oportunidade que surge para as empresas são espaços de Coworking que se apresenta como a alternativa perfeita aos escritórios assim como a trabalhar em casa. Deixamos aqui algumas das vantagens dum espaço de Coworking:

  • Custo – os custos com todas as estruturas são inferiores ao de ter um escritório próprio;
  • Networking – a rede de contactos e potenciais empresas interessadas nos nossos serviços aumentam exponencialmente, relações de mútuos benefícios podem surgir inesperadamente;
  • Flexibilidade – nem sempre as novas empresas ou freelancers têm disponibilidade para um compromisso de uma renda e todos os outros custos associados. Num cowork terá acesso a vários tipos de modalidades para membros – diária, semanal, mensal – e pode escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades.
  • Comunidade – apoio e dinamização de eventos locais, serviços, restaurantes e lojas, como estabelecer parcerias e ofertas exclusivas para os seus membros.

Mais importante que tudo, ouvir os colaboradores para obter um feedback contínuo promovendo sempre a melhoria da estratégia do ambiente de trabalho.