Mito ou Realidade: Os espaços de cowork são uma alternativa para trabalhar remoto?

Dois anos depois de o mundo se ter visto a braços com uma pandemia, a normalidade como a conhecíamos parece estar a voltar. Muitas empresas estão a adoptar um modelo híbrido de trabalho, em que os seus colaboradores têm de ir ao escritório apenas alguns dias por semana.

O Cowork, forma de trabalhar que surgiu oficialmente no início do milénio, começou a ser muito procurado neste período e essa procura continua a crescer. Se antes da pandemia era procurado principalmente por freelancers e nómadas digitais, que apenas precisavam de uma secretária para trabalhar em horários muitas vezes flexíveis, sem a rigidez de um escritório ou a confusão de um café, cada vez mais empresas e pessoas escolhem este modelo, que traz várias vantagens para os trabalhadores remotos e para as empresas e que permite trabalhar sem ter de ir ao escritório ou ficar em casa:

  1. Permite desligar do trabalho

Muitas das pessoas que nos últimos tempos se viram em home office referem a impossibilidade de se desligarem do trabalho quando estão em casa.  Ao optar por um cowork, é possível fazê-lo. Chegam às horas a que querem, trabalham durante o tempo que for preciso, and they call it a day: são horas de voltar a casa. 

  1. Aumenta a rede de contactos

Longe de serem centros de escritórios impessoais onde dezenas de pessoas se cruzam diariamente sem trocar mais do que um “bom dia” ou “até amanhã”, outra das vantagens do cowork é precisamente conhecer a comunidade com a qual se cruzam todos os dias. Eventos como Happy Hours, palestras e conferências servem precisamente para isso: conversar, partilhar experiências e conselhos.

  1. Maior produtividade

Trabalhar a partir de casa pode ser desafiante: os miúdos (ou o cão) precisam de atenção, começa-se a reparar que é preciso fazer tarefas domésticas, há obras no apartamento ao lado… Existem muitas distrações que podem impedir a criação de uma rotina de trabalho propriamente dita. Sair de casa para trabalhar noutro espaço permite ligar o chip e estabelecer hábitos consistentes.

  1. Reduz custos 

Especialmente para pequenas empresas que querem arrendar um escritório, existem vários gastos associados. Ao optar por espaços no cowork, o acesso à Wi-Fi, impressora, eletricidade e limpeza já vêm incluídos no valor mensal, bem como serviços de recepção de correio e encomendas.  Desta forma, é possível diminuir despesas, eliminar a preocupação com questões logísticas e de manutenção, o que pode ser muito vantajoso para pequenos negócios. 

  1. Mais flexibilidade

A maior parte dos planos de cowork é muito flexível, por isso, se por algum motivo for preciso cancelá-lo, é um processo descomplicado. Para além disso, faz com que seja simples testar o cowork: se for uma experiência boa, é fácil continuar. Se tiver sido menos positiva, anula-se facilmente a subscrição. 

Conhecer pessoas e ideias novas, que fazem “sair da bolha” e ver outras perspectivas, enquanto se trabalha num sítio confortável é a realidade que se vive num cowork. E é por isso que, cada vez mais, estes espaços são alternativas para trabalhar quando e onde quiser.