3 coisas imprescindíveis para construíres a tua marca
1. IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual é aquilo que distingue a tua marca ou empresa de todas as outras. É o nome que damos ao conjunto de elementos como o logotipo, as cores, a tipografia ou os grafismos que representam visualmente a tua marca. Um designer irá criar todos estes elementos e construir aquele a que chamamos o “manual de normas” ou “manual da identidade visual”. Nesse documento ficam estabelecidos todos os elementos que constituem a identidade visual da tua marca, assim como as normas e critérios técnicos para reprodução dos mesmos em todos os suportes, tais como cartazes, cartões de visita, brindes, sites, redes sociais, anúncios, material de papelaria, stands, etc.
2. SITE
Se não está na internet, será que existe mesmo? Nos dias de hoje considera-se estranho uma empresa ou marca não ter uma presença na internet. Um site confere credibilidade e agrega as todas informações que os teus clientes podem precisar aceder, ao mesmo tempo que te permite captar novos clientes. Uma página simples, com uma breve descrição da atividade ou serviços que oferece, a localização e os contactos da tua empresa é o suficiente para um negócio offline.
3. REDES SOCIAIS
O mesmo se aplica às redes sociais. Estatísticas de 2019 dizem-nos que existem 3.2 mil milhões de utilizadores ativos nas redes sociais. Este número corresponde a 42% da população mundial. Se toda a gente está nas redes sociais, porque não está a tua marca? Através das redes sociais não só podemos dar a conhecer a nossa marca – o chamado brand awareness -, gerar leads e conversões, como também interagir com os seguidores ou clientes, criando uma relação próxima de empatia. As redes sociais permitem dar uma voz mais humana à tua marca, mostrar quais os seus valores, divulgar iniciativas, novos lançamentos ou produtos, fazer passatempos… As oportunidades são imensas. No entanto, é importante que tenhas uma boa estratégia de marketing digital desenhada. Um profissional da área vai ajudar-te a definir a voz da tua marca, qual o tom com que vais interagir com os teus seguidores e criar conteúdos, qual a linha estética desses mesmos conteúdos, entre muitas outras coisas.
No WorkHub temos uma equipa de profissionais disponíveis que podem ajudar-te a construir a tua marca, com áreas de atuação como o marketing digital, design gráfico, vídeo, fotografia, etc. Podes ver todos os serviços que temos disponíveis aqui.