...

Queres ser empreendedor? Começa já com as nossas sugestões de leitura

Começar o próprio negócio é o sonho para muitos. Quantos não querem tornar-se independentes e ter flexibilidade para criar as suas próprias rotinas?

Contudo, tornar-se empreendedor pode (e deve ser) desafiante. Muitas vezes é necessário sair da zona da conforto, refletir sobre alguns aspetos menos fáceis e lidar com a realidade. 

A leitura é uma atividade que sempre trouxe vários benefícios. Por esse motivo, nada como selecionar um conjunto de livros que representam uma fonte de conhecimento nesta área. Quando se faz uma pesquisa na Internet sobre o assunto, as recomendações são infinitas. Sendo o tempo um recurso tão valioso nos dias de hoje, nada como ter à mão uma lista com os melhores livros:

  1. How to Win Friends and Influence People, de Dale Carnegie – Publicado em 1936, continua muito atual. Como empreendedor, é necessário lidar com pessoas: clientes, fornecedores, investidores, staff… E nem sempre é fácil adaptar a comunicação a cada interlocutor. Este livro ajuda a compreender a melhor maneira de conquistar diferentes audiências, que pode passar por coisas tão simples como sorrir ou tratar a pessoa pelo nome.

  1. The Hard Thing About Hard Things, de Ben Horowitz – Gerir um negócio traz sempre muitos desafios e é algo que não é fácil. O autor, um dos empreendedores mais respeitados em Silicon Valley, partilha a sua experiência e dá conselhos para lidar com situações menos positivas que não vêm nos manuais das universidades, como despedir amigos ou quando saber qual o melhor momento para vender a empresa. 

  1. The Lean Startup, de Eric Ries – Quando se cria um negócio, existem técnicas e processos a seguir. Primeiro, há que validar a ideia e, neste livro, Eric Ries ensina a melhor maneira de o fazer de forma rápida, económica e sustentável. Deve-se criar um protótipo que para ser testado regularmente. Desta forma, através do feedback que se vai recebendo, é possível melhorar e ajustar o produto de acordo com as necessidades do consumidor.

  1. Start With Why, de Simon Sink – Existem pessoas, empresas e negócios capazes de chegar até mais longe que outras. Neste livro, Simon Sink recorre a líderes como Martin Luther King, Steve Jobs, entre outros, e reflete sobre o porquê da sua existência, do seu propósito e de qual foi a sua missão. Estes três pilares são aqueles que acabam por fazer a diferença na construção de um negócio bem-sucedido, uma vez que os consumidores valorizam cada vez mais o “porquê” e não o “quê”.

  1. Blue Ocean Strategy, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne – Os autores dividem o mercado em “Oceano Vermelho” e “Oceano Azul”. No primeiro, já existe um mercado estabelecido, com concorrência e regras definidas e onde os lucros vão diminuindo na sequência da elevada procura que já existe. No Oceano Azul, por oposição, há todo um mercado por explorar, regras por definir e, acima de tudo, falta criar procura e necessidade por determinado produto, o que significa uma maior possibilidade de criar lucro e ter um negócio bem-sucedido.

O melhor conselho que podemos dar é ter objetivos realistas. Escolher um ou dois livros desta lista, e ler dez minutos por dia. Assim, é possível aprender, assimilar e por em prática novas ideias, estratégias e conselhos que poderão ser úteis para cada negócio e para as suas particularidades.

#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=3827#!trpen#Seraphinite Accelerator#!trpst#/trp-gettext#!trpen##!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=3828#!trpen#Optimized by #!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=3827#!trpen#Seraphinite Accelerator#!trpst#/trp-gettext#!trpen##!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=3829#!trpen#Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.#!trpst#/trp-gettext#!trpen#